Aprenda agora a usar as melhores fontes do Canva de forma profissional com o Curso Canva Expert.
São tantas opções que a gente acaba se perdendo.
Isso é normal.
A boa notícia é que eu separei as melhores fontes para você usar no Canva em 2022 e dar autenticidade e personalidade para seus projetos.
Vem comigo
A escolha de fontes para projetos de design é bem parecida com a escolha de roupas para vestir. Com base no que você veste as pessoas vão tirar conclusões, certas ou erradas sobre você, sobre seu estilo, sua personalidade, sua idade ou o tipo de impressão que você deseja passar.
Diferentes ocasiões exigem diferentes roupas. Você não usaria um maiô para ir a uma entrevista de emprego; da mesma forma, você não usaria um terno e uma gravata durante suas férias na praia. Existe um elemento de adequação a considerar.
O que suas roupas fazem por você, as fontes fazem pelo seu design. Geralmente, a tipografia oferece aquela primeira impressão na qual as pessoas se baseiam para analisar e julgar o restante do seu design – por isso, suas escolhas precisam ser intencionais.
Sua fonte está dizendo “férias na praia” quando deveria dizer “entrevista de emprego”? Os elementos da sua fonte se chocam ou se complementam? Estão, efetivamente, comunicando as qualidades que você deseja transmitir? Essas considerações são uma parte do que torna a escolha das fontes tão importante durante o processo de design.
Geralmente, a escolha das fontes estabelece o tom do seu projeto e pode influenciar os sentimentos dos observadores e as interações deles com o seu design – assim como você seria julgado por sua aparência pelas pessoas caso aparecesse trajando sua camiseta puída favorita e sua calça de ginástica em uma festa de gala.
Não dê aos observadores uma desculpa para tirar conclusões incorretas sobre sua marca ou seu negócio. Escolhas tipográficas ruins sempre tiram a atenção da mensagem e das intenções do design.
Não sabe por onde começar? Logo abaixo, vamos nos aprofundar na escolha e no uso de fontes, com explicações simples e fáceis de colocar em prática.
Treinamento Completo |
Através delas expressamos sentimentos e a sua escolha deve ser intencional com o que você deseja transmitir.
Existem vários tipos de fontes, incluindo alguns tipos bem diferenciados. Tipógrafos, designers de fontes e outros interessados na história da tipografia podem afirmar que há diversas classificações, cada uma delas com definições técnicas e históricas próprias – e eles estão certos.
Algumas classificações que você já deve ter ouvido falar incluem Romana, Escrita Gótica e Humanista.
Porém, não vamos nos aprofundar sobre elas aqui (mas caso você tenha interesse, consegue encontrar várias informações na internet).
Esses são os tipos de fontes mais antigas. Os primeiros exemplos apareceram já no final do século XV. A palavra “serifa” refere-se aos pequenos pés presentes nas partes superior e inferior de cada letra. Esses pequenos floreios originaram-se dos pincéis dos artistas e eram adicionados às letras como elementos decorativos.
As fontes serifadas podem ser divididas, ainda, em várias subcategorias (estilo antigo, clássico, neoclássico, transicional, Clarendon, etc.) Hoje, as fontes serifadas estão entre os tipos de letras mais populares, com estilos como o “Times New Roman” sempre presentes em livros, documentos e até mesmo alguns logotipos.
Esse estilo de fonte é caracterizado por um design mais conservador e (algumas das muitas subclasses, não obstante) a presença de serifas nas partes superior e inferior da maioria das letras.
Psicologia das fontes serifadas: as fontes serifadas são populares entre empresas que buscam retratar uma marca elegante e sofisticada. Os logotipos com esses tipos de fontes evocam tradição, respeito e confiança.
Além disso, as serifas ajudam as empresas a parecerem mais estabelecidas e são ideais para comunicar uma identidade baseada em autoridade e grandeza. Organizações das áreas acadêmica, editorial e financeira favorecem as fontes serifadas graças ao aspecto conservador e respeitável que elas sugerem.
As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. Esse contraste faz com que combinem bem com as fontes serifadas. Elas datam do século XIX e tornaram-se imensamente populares nas décadas de 1920 e 30. Durante a metade do século XX, designers alemães expandiram ainda mais o corpo tipográfico com a criação do popular design Helvetica.
Essas fontes são definidas pelas suas linhas retas e simples. Elas não apresentam floreios e enfatizam a legibilidade e a simplicidade em prol de um visual mais dimensionável.
As fontes não serifadas também podem ser divididas em várias subcategorias, incluindo os estilos grotesco, quadrado, geométrico e humanista.
Psicologia da fonte não serifada: esses tipos de fontes oferecem um visual simples e descomplicado. Elas enfatizam a clareza, com uma abordagem progressista – mas também podem ser ousadas e usadas para chamar a atenção com seu design refinado e eficiente.
As empresas que escolhem essa família de fontes priorizam um senso de sensibilidade e honestidade que não tem necessidade de floreios ou firulas.
As fontes serifadas egípcias surgiram no século XIX como uma variante da tipografia serifada tradicional. Essas fontes são ousadas e enfatizam uma ruptura com suas contrapartes clássicas. Os pés que definem as fontes serifadas são maiores e semelhantes a blocos (lembram placas).
Esses tipos de fontes são caracterizados pela sua abordagem sólida e arrojada e são mais adequados para marcas modernas do que para clássicas. Essas fontes podem ser arredondadas ou angulares; algumas se assemelham aos estilos de máquinas de escrever.
Psicologia das fontes serifadas egípcias: essas fontes passam uma imagem arrojada e chamativa. Elas transmitem uma sensação de confiança, segurança e pensamento criativo, graças às suas linhas pesadas e serifas menos delicadas.
As marcas que estão tentando chamam a atenção ou indicar o quanto suas ideias e seus produtos são inovadores escolhem as fontes serifadas egípcias, pois elas podem ajudar a comunicar um senso de importância e necessidade.
Os estilos caligráficos casuais ganharam popularidade no século XX e suavizam consideravelmente os floreios.
Esses tipos de fontes também deixam de lado o visual de impressão compacto e favorecem o estilo cursivo, mais natural. As fontes caligráficas são divididas em duas principais subcategorias – formais ou casuais – e são desenhadas para se assemelharem à caligrafia manuscrita.
As caligráficas formais são definidas por seus floreios e caracóis, que são chamados caracteres “caudais”. Geralmente, recomenda-se usar essas fontes com moderação, pois podem afetar a legibilidade e tornar os sinais em palavras ou letras difíceis de entender e dimensionar.
Os estilos caligráficos casuais ganharam popularidade no século XX e suavizam consideravelmente os floreios.
Esses tipos de fontes também deixam de lado o visual de impressão compacto e favorecem o estilo cursivo, mais natural. As fontes caligráficas são divididas em duas principais subcategorias – formais ou casuais – e são desenhadas para se assemelharem à caligrafia manuscrita.
As caligráficas formais são definidas por seus floreios e caracóis, que são chamados caracteres “caudais”. Geralmente, recomenda-se usar essas fontes com moderação, pois podem afetar a legibilidade e tornar os sinais em palavras ou letras difíceis de entender e dimensionar.
Descobrir como usar as fontes de uma maneira eficaz em seus projetos de design é um processo de aprendizado, de muita prática e tentativa e erro.
Esse vídeo funciona como o seu ponte de partida para dar play nesse projeto.
Ao escolher a fonte para um projeto, sua primeira preocupação deve ser combinar a fonte com a mensagem e com a intenção do seu design. Antes mesmo de você começar a procurar ou buscar uma fonte nova para baixar, seria uma boa ideia fazer um levantamento das características que você deseja comunicar através do seu design.
Dessa maneira, durante o processo de escolha da fonte, você já vai ter um modelo para guiar sua decisão.
Isso é importante, pois cada fonte transmite algo e tem sua própria personalidade. Ela pode ser séria, casual, divertida ou elegante.
Você vai precisar determinar o que uma fonte específica está dizendo a você, e se isso se encaixa no seu design.
Se as características que a fonte está comunicando não combinarem com o que você quer transmitir vai ocorrer uma desconexão visual no seu design com os observadores do seu design.
Ao navegar pelas fontes, pode ser fácil cair na escolha de opções divertidas e interessantes, mas não deixe que suas preferências pessoais tirem o seu foco. Uma fonte que você acha diferenciada e estilosa pode não ser apropriada para o projeto no qual você está trabalhando. Pergunte a si mesmo: esta fonte transmite a intenção do meu design? As escolhas mais eficientes proporcionam tudo isso.
Quem está vendo seu design também pode ser uma informação importante. Seu público tem uma certa idade ou pertence a um certo grupo demográfico? Sua fonte vai estar em sintonia com essas pessoas?
Um título que não chama a atenção minimiza as chances de seu trabalho ser notado pelas pessoas.
Não importa a qualidade do design ou do conteúdo, se o título não atrair as pessoas, você vai ter dificuldade para formar um público.
Um grande fator que contribui para o sucesso de um título é a escolha da fonte.
Escolha a fonte errada – desinteressante ou comum -, e você vai ter problemas.
Escolha a fonte certa – robusta, única e impactante -, e você pode criar um título chamativo e envolvente.
Porém, encontrar a fonte certa é difícil. Onde buscar? O que procurar?
Disponibilizamos algumas fontes para títulos impactantes abaixo.
Uma fonte não-serifada e inspirada na fonte Futura. Perfeita para criar títulos atraentes. Sua aparência limpa e espessura média fazem com que ela combine com fontes de subtítulo mais decorativas e elaboradas.
Uma fonte bonita e delicada. As linhas longas, os acentos finos e as serifas sutis proporcionam uma aparência elegante e moderna. Ela realmente chama a atenção, e é ótima para transmitir mensagens extravagantes e luxuosas.
Uma fonte de letras maiúsculas que possui uma aparência suave. Ela possui três espessuras: regular, seminegrito e negrito – além dos itálicos. As múltiplas espessuras proporcionam flexibilidade. Você pode usar apenas esta fonte em seus designs, criando distinção através das diferentes variações da fonte.
Uma ótima fonte não-serifada para títulos chamativos. É simples, mas ao mesmo tempo possui uma sutil suavidade pela forma arredondada de algumas letras. O corte das letras minúsculas imita uma serifa discreta, proporcionando mais personalidade á fonte.