Para que Serve a Paleta de Cores?

Conheça agora as melhores paletas de cores com o Curso Canva Expert.

Para se destacar nas redes sociais é essencial que todo negócio tenha uma identidade visual bem definida.

Embora tenha outros fatores que em conjunto criam uma identidade visual, aqui vamos falar apenas sobre as cores, meios de definição e formas de criar uma paleta de cores no Canva.

A principal função das cores na identidade visual é ser reconhecida através das suas postagens.

A grande maioria dos perfis do Instagram que criam conteúdo usam uma identidade visual que potencializam o negócio.

No site canva.com/colors temos acesso sobre tudo que poderia aprender sobre cores.

Vamos à prática aprender como usar essas ferramentas e recursos disponíveis:

  • Gerador de paleta de cores
  • Ideias para paleta de cores
  • Roda de cores
  • Significado de cores

Gerador de Paleta de Cores

  1. Faça upload de uma foto e os matizes vão ser usados para criar sua paleta.
  2. Após aparecer a foto ao lado direito que você fez upload, vai ser disponibilizado o código hexadecimal de cada cor presente na foto logo abaixo dos quadrados com as cores
  3. Anote esses códigos para não perder e conseguir usar as cores exatas sempre ideias para paleta de cores

Ideias para paleta de cores

A inspiração definitiva para combinações de cores deslumbrantes.

Uma quantidade enorme de combinações para te ajudar na hora de definir a sua paleta, caso você já tenha em mente quais cores usar, navegue por essa ferramenta e observe quais tons faz sentido com a mensagem que você quer transmitir.

Após escolher alguma opção clique em cima e será direcionado para a página que disponibiliza os códigos hexadecimais.

Observação: não esqueça de anotar os códigos para usar sempre a cor exata que foi escolhida.

Roda de Cores

Aprenda sobre a teoria das cores com esta ferramenta interativa.

Não sabe quais cores ficam bem juntas? A roda de cores do Canva vai te ajudar nisso.

  1. Escolha uma cor: você pode encontrar essa cor passando o mouse por cima do círculo cromático ou colocando o código hexadecimal de alguma cor que você já tenha
  2. Escolha uma combinação de cores: complementar, monocromático, análogo, triádico ou tetrádico
  3. Use esta combinação de cores: após preencher todas as opções acima escolha o que você prefere, criar um gráfico ou uma paleta de exportação

Significado de cores

Navegue pela lista de cores e aprenda sobre os significados das cores.

Você pode digitar o nome de uma cor na barra de pesquisa, ou rolar pela lista até encontrar o quadrado com a cor que você queira saber o significado.

Após encontrar a cor, clique em cima e será direcionado para uma página onde contém todas informações sobre o significado da cor escolhida e as combinações de cores entre elas.

 

Seja reconhecida através da sua paleta de cores

Quanto mais repetimos uma identidade visual mais memorável nos tornamos, mesmo que inconscientemente, pelo fato de alguém sempre ver as mesmas cores repetidamente, automaticamente vai associar a sua marca, ao seu negócio.

vermelho da Coca Cola é inconfundível, mesmo existindo milhares de tons, a cor vermelha na Coca Cola sempre foi a mesma por mais de 129 anos, a empresa se manteve fiel a um único tom de vermelho.

Segundo porque existem estudos por trás das cores que ajudam a marca se posicionar de maneira assertiva para o público que quer atrair.

Por essa observação, é possível notar que um negócio precisa ter uma cor definida focada no público que deseja alcançar e se manter fiel a essa definição repetindo as cores escolhidas.

Vamos ao passo a passo de como definir a sua paleta de cores depois de conhecer todas essas ferramentas e recursos que facilitam a sua escolha.

Como Escolher As Cores da Sua Paleta

 

Defina a identidade da sua marca

As cores da sua marca são um reflexo da identidade da sua marca. A sua paleta de cores deve estar alinhada com os valores e a mensagem que você deseja transmitir.

Primeiro você precisa definir a identidade da sua marca, faça uma lista de adjetivos que descrevam a personalidade da sua marca, como se você tivesse falando de uma pessoa. Pergunte a si mesmo como gostaria que fosse a marca e o que a faz se diferenciar da concorrência.

Os exemplos a seguir podem te ajudar a identificar mais facilmente a essência da sua marca: Informal ou formal? Jovem ou madura? Rústico ou refinado?

Saiba o significado das cores

Após definir a personalidade da sua marca, vamos conferir os fundamentos da psicologia das cores e descobrir o significado das cores.

A psicologia das cores consiste em um estudo sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções.

O significado das cores ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.

A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.

Cada um desses sentimentos é representado por uma cor, sendo que estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, de acordo com os estudos da psicologia.

Assim, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.

Paleta de cor vermelha

Essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, a vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo.

É uma cor usada para transmitir a sensação de alta intensidade e confiança. Entre as emoções relacionadas com esta cor, destaque para:

  • raiva
  • paixão
  • ira
  • calor
  • perigo
  • violência
  • fúria
  • excitação

Paleta de cor amarela

Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. É considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.

Outra sensação associada a esta cor é o do conforto e felicidade. Entre alguns dos sentimentos que o amarelo também está relacionado, destaque para:

  • sabedoria
  • alegria
  • otimismo
  • inveja
  • doença
  • idealismo
  • covardia

Paleta de cor laranja

O laranja é uma cor secundária que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante.

A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja. Entre outros sentimentos relacionados a esta cor, destaque para:

  • humor
  • energia
  • calor
  • extravagância
  • entusiasmo
  • amigabilidade

Paleta de cor roxo

Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de “bloqueios criativos”.

Além disso, a sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor.

O roxo ainda representa a imagem do sucesso, da nobreza e da riqueza. Entre outras relações, destaque para:

  •  erotismo
  • mistério
  • sabedoria
  • arrogância
  • sensibilidade

Paleta de cor azul

O azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.

Alguns dos sentimentos que estão relacionados com a cor azul, de acordo com a psicologia das cores, são:

  • lealdade
  • tranquilidade
  • harmonia
  • confiança
  • limpeza
  • frio
  • depressão

Paleta de cor verde

Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress.

Entre os outros sentimentos que esta cor desperta, destaque para:

  • perseverança
  • orgulho
  • boa sorte
  • juventude
  • generosidade
  • imaturidade
  • ciúme
  • meio ambiente

Busque inspiração

Verifique as paletas dos seus concorrentes e procure compreender o que as faz funcionar bem. Pense no que você pode aprender com a escolha de cores que eles usam e de que forma você pode se diferenciar da concorrência.

Outra forma de buscar fontes de inspiração são geradores de paletas de cor online, onde você pode encontrar ideias interessantes para pareamento de cores e tons deslumbrantes.

Escolha sua cor primária e cores secundárias

Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre elas. As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras, são elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias, do amarelo e o vermelho se dá o laranja, do vermelho e o azul, o violeta e do azul e o amarelo, temos o verde.

Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático.

A cor primária da sua marca ou a cor central é aquela que é mais associada à sua marca.

Para a sua cor primária procure uma que melhor represente a sua empresa com base no significado das cores. Você pode experimentar com diferentes tons e nuances da cor que tem em mente, partindo do mais exuberante e escuro até o mais suave e pastel ou até mesmo o neon, de forma a encontrar o tom perfeito.

Uma vez escolhida sua cor primária, escolha de duas a quatro cores para se juntar à primária. Essas cores irão complementá-la e podem aparecer junto com ela ou de forma independente. As cores secundárias de uma marca podem seguir diferentes padrões:

  • Esquema de cores análogas: Estas são variantes de cor próximas da sua cor primária. Isso significa que se sua cor primária é um vermelho brilhante você pode adicionar outras cores quentes (como o laranja e amarelo) que pertencem à mesma família de cor. Esquemas de cores análogas normalmente são harmoniosos e agradáveis no seu aspecto geral.
  • Esquema de cores monocromáticas: Estas são tons e nuances diferentes da sua primária. Por exemplo, se sua cor primária for azul, suas cores secundárias podem ser o azul claro e o azul escuro. Esquemas de cor monocromáticas podem fortalecer e realçar sua cor principal.
  • Esquemas de cores contrastantes: Cores contrastantes são cores complementares (aquelas que ficam em oposição no círculo de cores) ou uma seleção de tons coloridos e igualmente vibrantes. Este esquema de cores pode ajudar as cores da sua marca a se destacarem e normalmente transmitem uma sensação moderna e jovial.

Acrescente Cores Neutras

Ao criar as cores da sua marca, é fácil focar nas cores princpais e esquecer das neutras. No entanto, as cores neutras são importantes uma vez que são elas as responsáveis pela maior parte da sua comunicação (como, por exemplo, as cores do seu texto) e que vão aparecer ao fundo da maior parte dos seus recursos.

Cores neutras, em geral, são o branco ou preto, frequentemente combinadas com alguns tons de cinza.

Teste as cores da sua marca

Após escolher as cores, coloque-as todas juntas e teste-as em algumas combinações diferentes para ter a certeza que se complementam uma às outras e que transmitem a mensagem que você deseja.

Conclusões finais

Além de ser uma mão na roda por disponibilizar tantos recursos e ferramentas práticas que qualquer pessoa consegue acessar e já ter resultados pela facilidade e clareza em entender como funciona.

O Canva é um ótimo aliado para se diferenciar com uma identidade visual bem definida, usando todo o conhecimento e recursos disponibilizado por ele.

Gostou? Compartilhe
Rolar para cima