Se você está buscando como começar um planejamento para atingir um objetivo nas redes sociais, chegou ao lugar certo.

O primeiro passo a se fazer deve estar ligado com entender, estudar e conversar com o público alvo.

Entender o que realmente faz a pessoa estar ali acompanhando seus conteúdos ou assistindo anúncios relacionados ao tema.

Para ter um resultado que se destaca e são sólidos a longo prazo, um bom social media deve ter objetivos bem definidos e uma frequência de análise constante do resultado do post que é fornecido pela rede social.

É certo que hoje o marketing digital pode ser seu maior aliado para atingir as metas da sua empresa.

Principalmente visando diminuir é possível diminuir o custo por um novo cliente.

A criação de um bom planejamento de mídia social é feito levando em consideração todas as etapas que precisam acontecer para que o cliente ideal chegue até você.

E hoje você vai aprender como começar essa estratégia que pode te trazer muitos seguidores e resultados.

Antes de começar a criar o seu acompanhe essa leitura até o final que você vai descobrir a melhor maneira de realizar e porque é fundamental para qualquer empresa e pessoa que tem uma rede social para negócios.

O que é feito em um Planejamento de Redes Sociais?

Um planejamento de redes sociais começa entendendo com qual público você está falando,  o que ele gosta de ver, se identifica é feito através da escolha de quais os objetivos que você deseja atingir, selecionar quais os indicadores que você vai utilizar para medir esse desempenho.

Esses indicadores são chamados de KPIs, são chaves para medir o desempenho da empresa.

Além disso, use datas chaves para serem usadas como checkpoints, durante a análise de desempenho e quem serão os responsáveis por fazer esse planejamento de marketing acontecer.

A partir de abordar esses tópicos já é possível criar um plano para entrar em ação.

Se você não tem nenhuma estratégia de marketing, não se preocupe, a maioria das empresas também não tem e nem sabem o que publicar, e também não imaginam o potencial na mudança de resultados em alcance, engajamento e conversões nas principais plataformas de marketing

Acompanhe esse artigo até o final que você irá entender como criar seu planejamento de redes sociais.

O que preciso saber antes de fazer um planejamento para redes sociais?

Um dos primeiros passos antes de criar seu planejamento para redes sociais defina quem será o responsável por organizar essas tarefas.

Outro ponto bastante importante é definir responsáveis por executar as tarefas para atingir objetivos que você atingir através do seu planejamento de marketing.

Você deve definir que tipo de narrativa e história deseja contar ali por trás das redes, qual linguagem é a mais adequada para contar histórias sobre os seus produtos.

Naturalmente se o seu conteúdo for bom, o seu público alvo vai se identificar com a comunicação e criar resultados para a sua marca

Para que serve um planejamento de mídias sociais

O planejamento serve para se diferenciar da grande concorrência. Se você deseja vender e empreender através das suas redes sociais é necessário um bom planejamento para criar a narrativa correta para o seu público alvo.

Um plano de mídias sociais serve para colocar em prática os objetivos para furar a bolha da audiência por um bom social media.

A análise de resultado para saber se está funcionando precisa ser constante. Atualmente as redes sociais sofre com a grande concorrência e os principais motivos para isso acontecer:

  • Redes sociais com a presença de muitos concorrentes e clientes.
  • A maioria do marketing digital que é feito hoje é a base de templates
  • Surgimento de negócios online e integração com o mundo físico
  • Ferramentas disponibilizadas pelo navegador do seu celular e cada vez mais simples como o Canva.

Mesmo com grandes concorrentes e facilidade de acesso a todos, quem possui a habilidade de criar posts de maneira estratégica que conversa com a persona que está do outro lado se diferencia bastante. Para isso é importante sempre:

Escolher as redes sociais e a frequência correta voltada para qualidade

Se você deseja competir com os grandes é legal você ter um bom volume de postagens. Isso indica que você não pode postar um dia todas as imagens e deixar.

Não, você pode agendar ou publicar na hora, para as principais plataformas de hoje são indicadas:

  • Instagram: 3 a 10 vezes por semana;
  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana;
  • Blog: 1 vez por semana;
  • Twitter: pelo menos 5 vezes por dia;
  • TikTok: 3 a 10 vezes por semana;
  • Pinterest: 5 a 10 vezes por dia.

Isso não é a regra, e lembre-se de manter um intervalo saudável entre as postagens de cada rede, se você planeja postar 4 vezes na semana no TikTok. faça um dia sim outro não para que dê tempo das pessoas receberem a informação.

Caso você não tenha muito tempo para fazer todas as postagens para todas redes sociais foque na qualidade no tempo que você tem para publicar os posts. Posts bem trabalhados sempre são uma boa fonte de seguidores e clientes.

O legal é apenas mudar pequenos detalhes do texto e o tamanho das imagens, muitas vezes um filtro, já cria um ar de post único e entrega mais resultados responsáveis por gerar uma maior percepção de valor aos perfis.

Quais são as KPIs das redes social para adicionar no seu planejamento

Uma das coisas mais importantes é definir quais serão as métricas que serão base para a tomada de decisão dentro do seu planejamento para as redes sociais. 

Existem vários tipos de indicadores, focados no valor que realmente está trazendo de resultado financeiro e os que são métricas de alcance, onde dá para se basear de quanto vale para ficar naquele canal de mídia.

Os KPIs mais usados em planejamento de redes sociais estão listados abaixo:

Indicadores mais importantes para vendas

  • CPA
  • CPL
  • CPR
  • ROI
  • Taxa de Conversão

Indicadores mais importantes para mensurar o alcance do conteúdo

  • Engajamento
  • Comentários nas Publicações e Redes Sociais
  • Alcance de acordo com a quantidade publicações
  • Tempo que o público fica vendo o seu conteúdo

Onde criar uma planilha ou um calendário de conteúdo para redes sociais?

Usar um calendário ou planilha para te ajudar na elaboração de conteúdos para alguma rede, como por exemplo o instagram, vai te possibilitar analisar e acompanhar o seu planejamento de conteúdo de forma simples e rápida.

Atualmente, há muitas plataformas que oferecem um bom planejamento, agendas modernas que te possibilitam acessar de onde você estiver e dashboards.

As plataformas gratuitas mais usadas para fazer um planejamento são Trello, ClickUp e Google Agenda são gratuitas mas contém funcionalidades pagas.

Através da organização fica mais fácil manter estratégias e abordagens com a frequência necessária para realizar a venda.

Como cuidar de Planejamento de redes sociais

Gerenciar as tarefas para alcançar os resultados é super simples. Você pode começar elaborando as tarefas com horários das publicações, definindo-os com etiquetas para identificar a importância da tarefa, e o que é necessário ser feito.

Com elas, fica possível criar calendários colaborativos detalhados com horários de publicações e etiquetas que fazem a classificação dos conteúdos.

Como parte da criação de calendário de planejamento de conteúdo para mídias sociais, devem ser feitos baseados quais os assuntos que a sua audiência mais se identifica, pois isso norteará, inclusive, os horários e dias de postagens.

Pensando em novas possibilidades

Inclua no seu planejamento para redes sociais uma curadoria manual de conteúdo, onde você pode pensar em novas possibilidades, ajudar a escolher as melhores palavras-chaves, canais e os conteúdos mais relevantes para o seu público alvo naquele momento.

Para fazer um bom planejamento de conteúdo, esse documento precisa conter as mais diversas informações, como objetivo das ações, rede social de atuação, datas, linguagem, horários e quais serão os tipos de conteúdo que serão postados.

Caso sua loja seja virtual, é preciso listar também os produtos e as promoções que serão divulgadas.

Não se esqueça de colocar os links de direcionamento para cada item postado. Caso seja possível coloque também o criativo que será usado em cada um dos posts.

Não se esqueça de inserir uma área para análise de resultados com todas as métricas e KPI ‘s de cada publicação. 

Isso porque, você deverá acompanhar a performance dos posts para que possa entender quais as melhores estratégias de conteúdo com base nos resultados.

Use seus concorrentes para entender o que as pessoas da sua área fazem

Isso pode parecer um pouco óbvio mas já que agora o seu principal objetivo foi identificado, agora você precisa produzir novos conteúdos para alcançá-lo, um ótimo jeito de fazer isto é realizando brainstorms com uma equipe que pode ajudar a elaborar uma série de novos conteúdos.

Identifique o problema, exponha-o, leve referências em consideração e deixe que seus colegas te ajudem a resolvê-los!

Se inspirar em outras empresas, seja do seu ramo, seja de outras áreas, que você acha que tem uma comunicação inspiradora nas redes sociais, isso pode ajudar nessa oxigenação criativa.

Apontando o óbvio, utilizar referências não significa plagiar ou copiar, e sim entender como as coisas funcionam e podem ser feitas de maneira diferente.

Você pode vivenciar coisas que já eram feitas nas suas redes anteriormente e criar conteúdos semanais. Alguns exemplos de tópicos que você pode abranger:

  • cotidiano da empresa;
  • datas de comemorações
  • festividades
  • enquetes com chamadas para ação
  • conteúdo informativo e curiosidades;
  • posts produzidos pelos usuários;
  • notícias e atualidades do seu ramo;

Faça uma nova versão dos conteúdos que mais bombaram

Antes de utilizar novas ideias de conteúdo, você precisa ter em mente que, mesmo que não tenham sido utilizadas estratégias consistentes, com certeza existem postagens que tiveram uma boa performance.

Sabendo disso, faça uma pesquisa nos seus perfis de quais conteúdos tiveram um desempenho acima da média. Busque entender o que chama a atenção da sua audiência.

Estas postagens podem ser repetidas no momento de criar seu calendário de conteúdo.

Você também pode utilizar elas de inspiração para criar coisas novas, pode ser falando do mesmo assunto, pode ser utilizando imagens semelhantes e call to actions repetidos.

Outras formas de potencializar seu alcance

Buscar diferentes maneiras de interação nas redes sociais pode beneficiar sua marca e a divulgação do seu conteúdo.

A interação com outras empresas do seu ramo nas redes sociais pode ser uma boa forma de estabelecer contato, conseguir parcerias para divulgar seus conteúdos e obter engajamento.

Estimular seus seguidores a produzir conteúdos com seus produtos,é uma forma interessante de aproximar-se e ampliar sua influência assim aumentando sua audiência.

Os influencers são uma das maiores tendências do momento. Um ótimo catalisador para sua popularidade seria trabalhar com esses profissionais, mas deve-se tomar algumas precauções antes de ligar sua marca à imagem de uma pessoa.

Certifique-se de procurar um profissional que compartilhe dos valores e ideais da sua empresa fazendo uma pesquisa minuciosa atrás de conteúdos que pode vir a ser polêmico ou prejudicial a imagem da sua empresa.

Não se esqueça de monitorar os resultados da campanha se for utilizar um influenciador.

Este tipo de parceria pode ter um alto custo dependendo do profissional escolhido, então verifique se o investimento realmente dará lucros.

Conheça as Dicas que mais fazem a diferença para realizar vendas pelas redes sociais

Se o seu desejo é engajar-se com o seu público, você pode utilizar estratégias para que suas redes sociais tornem-se um canal de vendas.

Essas estratégias são bem eficientes e podem gerar muito resultado para o seu empreendimento.

Confira uma porção de dicas que elaboramos para que você possa incluir no seu plano de redes sociais.

Promova com anúncios conteúdos relevantes e compartilháveis

Sempre que possível, promova conteúdos relevantes e que sejam compartilháveis.

Não veja a suas redes sociais apenas como um canal para suas vendas.

Nos canais fazem com que as pessoas interajam. As pessoas adoram interagir com conteúdos interessantes que fazem diferença no dia a dia, sejam eles informativos ou divertidos.

Interagir com o público, responder perguntas frequentes e crie uma gameficação da jornada

Crie caixas de perguntas, enquetes, pergunte sugestões para o seu público sobre os produtos. Atualmente a maioria dos clientes querem se relacionar com marcas que estejam próximas do público.

É importante interagir com seus seguidores, no caso seu público criando recompensas para quem fazer reações, ou brinde para quem comentar no google, pense em algo diferente e especial que esteja no seu controle.

É importante também utilizar anúncios para aumentar ainda mais o alcance da sua página colocando esse método no seu planejamento de redes sociais se possível.

Criar conteúdo orgânico em blogs

Geralmente empresas pecam em uma das coisas mais importantes em um planejamento que é o investimento em conteúdos orgânicos como os blogs.

Os blogs são uma fonte de movimentação de grande importância, porque através da utilização do SEO que é a otimização das palavras-chave para mecanismos de buscas como o google, fica mais fácil encontrar o produto e isso de forma orgânica sem custo nenhum.

Ter um conteúdo de qualidade no blog ajuda o google a reconhecer aquela pessoa como relevante naquele assunto e a deixá-la em alta nas pesquisas, por isso é preciso muita atenção para escolher a descrição dos produtos e títulos.

Tenha cuidado com as Imagens

Vale lembrar que o texto precisa estar coerente com o seu lugar no mercado. Desse modo, sua marca será encontrada mais facilmente pelo seu público ao pesquisar.

Tenha muita atenção com as imagens. Não é o bastante apenas ter os melhores produtos, é fundamental que as imagens despertem a curiosidade do seu público alvo.

Dessa forma, é preciso que tenha um cuidado especial com a resolução e a qualidade das imagens, que serão usadas nas suas redes.

Conclusão

Agora que você já conhece como fazer um bom planejamento de redes sociais, entendendo a importância da análise de resultados, uma boa frequência de posts de qualidade, que tipo de conteúdo compartilhar e quais objetivos geralmente atingir.

Você pode começar criando seu próprio planejamento de redes sociais para fazer o teste na prática do que dá mais certo para sua marca. Fazer análise de métricas, entender um pouco mais sobre quais métricas olhar e tomar nota junto com o planejamento.

Lembre-se de tornar um cronograma fácil e acessível para que seja comprido, assim que os posts forem feitos acompanhar os bons resultados seja mais uma etapa de um bom planejamento.

Criado especialmente para trazer mais usuários engajados, que gostem de fazer a leitura e acompanhar a marca para continuar produzindo novos clientes.

Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar essa leitura tão importante com aquela sua amiga que se queixa de desorganização trabalhando pela internet

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