Aprenda agora a se tornar um Social Media com o Curso Canva Expert. 

O profissional de social media, ou Analista de redes sociais, é uma das funções mais requisitadas hoje em dia.

Uma função que vai além da criação e publicação de posts. Em cada rede social é necessário uma estratégia especifica, análise e atualização constante através da criação de conteúdo.

Se seu amigo falasse a você que seria possível ganhar dinheiro com apenas um simples computador e celular, de qualquer lugar no mundo, apenas cuidando de perfis de empresas nas redes sociais, o que você pensaria?

Ele deve estar vendendo algo errado, isso não é possível! Mas hoje essa realidade mudou.

Maioria das empresas já entenderam que isso é uma nova realidade, criando um novo mercado de trabalho, o profissional de mídias sociais.

Muitas pessoas ainda não conhecem o que é, como começar a ser um social media, e quanto eles faturam por ano.

Saiba mais sobre a profissão social media e se vale a pena em 2022!

Social Media: O Que Faz e Como Se Tornar Um em 2022?

Hoje as empresas precisam se expressar e compartilham conteúdo para conversar com seu público. 

Postar conteúdos relevantes para o público nesses canais de mídia digital, criam um relacionamento, e a comunicação principalmente nas publicações e campanhas no Instagram e outras redes sociais.

Deve haver organização para realizar todas essas tarefas, e ter interações, engajamento e conteúdo gerado dia a dia. 

Certamente não é uma coisa simples, como navegar e postar qualquer coisa, mas é muito lucrativo. Vale a pena levar em frente carreira nessa área.

Principalmente se você é estudante de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Letras e Relações públicas, ou até economia. 

Independente da formação ou não formação, é necessário investir no estudo para conquistar novas habilidades

Para se tornar-se social media a primeira coisa que a pessoa deve ser é curiosa. Principalmente ser um daqueles usuários que conhecem os mínimos detalhes de uma plataforma, afinal ser curioso tem seu beneficio.

Também é necessário criar novas habilidades de análise, principalmente de métricas do que está acontecendo. 

Assim será mais fácil usar da sua criatividade e saber e ter paciência pelos resultados, e muita vontade de crescer e aprender, tendo isso você já tem o 80/20 da parada.

Conforme você vai se profissionalizando, que será necessário criar relatórios com seus comentários e a métricas geralmente mensais. 

Esses relatórios transmitem uma imagem de seriedade e comprometimento com o negocio.

Como começar na profissão de social media

A melhor maneira de começar como social media é na pratica, criando uma pagina sua e administrando. 

Consumir conteúdos relevantes em artigos sobre o que você deseja aprender, e ir aplicando e analisando o resultado.

Hoje não é necessário faculdade para exercer a profissão, através de cursos já é possível adquirir conhecimento e vivência de alguém que já vive de internet.

Hoje os Profissionais que trabalham com redes sociais para grandes empresas ou geralmente são formados em Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Letras, Relações Públicas e até mesmo em carreiras mais corporativas, como economia.

Para trabalhar para pequenas e medias empresas geralmente não há essa barreira de entrada, onde você pode ter muitos clientes, e ser independente. 

O fato é que quem deseja exercer a profissão ou só ganhar uma grana extra é necessário investir tempo na conquista das habilidades.

Atuação do Social Media

Gostar bastante de estar nas redes sociais, é um diferencial. Ou seja, explorar todas os aplicativos e conhecer seus segredos. No fundo é ser uma pessoa que conhece como funciona propaganda e marketing digital.

O principal é ter paciência, pois todos os dias é necessário aprender, aprimorar e analisar as diversas métricas. 

É essencial ter uma organização para atingir os objetivo de levar tráfego e seguidores ao cliente.

Ser uma pessoa com uma comunicação, aprender a sempre estar atualizado, ter a noção de um bom design, um ótimo atendimento, empatia com o cliente e monitoramento das métricas.

Essas estão cada vez mais entre os principais diferenciais de um social media em 2022.

Nos dias de hoje, existem inúmeros cursos disponíveis sobre essa profissão de social media em plataformas digitais. 

Desde curso online, atualizações, passando por formação, especialização, mestrado e doutorado voltados à área

Vantagens do Social Media

Muita pessoas ainda se perguntam, quais vantagens eu teria em me tornar social media? Será que vou conseguir ter o rendimento que sonho?

Tornar-se um social media pode ser muito lucrativo, e tudo é possível, a internet vem crescendo exponencialmente e maioria das empresas estão migando para o ambiente digital.

Automaticamente, isso gera uma demanda maior por uma pessoa social media. 

Tanto para empresas grandes como o Instagram ou Google, ou para uma empresa pequena como a loja de celulares da sua esquina. Gerando milhares de vagas de renda e até mesmo empregos fixo por todo o mundo.

Para ser social media você com 2 horas de estudo diário, já consegue exercer uma profissão. 

Essa é a principal vantagem, a barreira de entrada ser pequena. Além disso, você se for bom em vendas pode prospectar vários clientes, cobrando um preço acessível e compartilhar postagens, fomentando a interação através do conteúdo claro e de valor informativo no perfil.

Quanto ganha um Social Media

Vamos para o que as pessoas mais querem saber! Quanto realmente ganha um social media?

A resposta depende muito de para quem você trabalha, se você é iniciante, e agora vai pegar sua primeira empresa, é razoável que esteja recebendo entre 800 a 1400 reais. 

Até porque demanda, muito tempo, criatividade, planejamento e principalmente conteúdo.

Você pode vender esse serviços para várias empresas ao mesmo tempo, claro, se você conseguir ser um profissional responsável e cumprir todos as metas propostas com as empresas.

É sempre um trabalho diário, quanto maior a experiência que você tem como social media, maior o preço da sua hora.

Existem profissionais, e equipes que faturam mais de 30 mil reais com mês apenas com social media. 

O conhecimento que você tem vai definir o preço que as pessoas vão pagar a você, se você faz um trabalho diferenciado, consequentemente será remunerado por isso. 

Se você fizer um trabalho como de agência de marketing tradicional, terá rendimentos na média.

Principais tipos de social media

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As características e atividades de cada social media podem ser similares, porém as habilidades requeridas para cada função são diferentes, em cada mídia social há um formatos de relacionamento e dinâmicas.

Geralmente as características do social media tem haver com qual área ele gosta e quer se especializar, por exemplo, um social media de blog, será diferente de um profissional de rede social.

Isso porque cada público tem uma demanda, e para suprir, é necessário um relacionamento e entender como será a maneira mais simples de trazer uma imagem clara e com informações uteis sobre algum assunto, sobre a empresa ou pessoa.

Dentro das classificações de social media citadas abaixo, há varias maneiras de se trabalhar. 

Cada um tem sua maneira de ser passada a informação, apesar de ter uma estrutura muito parecida. Para entender melhor, veja as particularidades de cada uma delas.

  • redes sociais: é o tipo de social media mais conhecido. São pessoas que trabalham geralmente com o atendimento ao cliente, voltadas para o relacionamento. É o caso do Facebook.

  • redes sociais de conteúdo: é geralmente o social media mais completo. Geralmente, focam o compartilhamento de informações e noticias, como textos, imagens, vídeos e links dentro das plataformas aonde a empresa pretende captar clientes e visualizações.

  • blogs: são uma categoria diferenciada dentro da criação de mídia. Geralmente são redatores, que publicam de conteúdos relevantes e que fazem sentido para o público-alvo da marca e estratégia da marca.

  • microblog: assim como o Twitter e o Getter, consiste no compartilhamento de mensagens rápidas, como headlines informativas. Mas também para conversar com o publico, através de trends e criar threads de informação.

Ferramentas e softwares utilizados pelo profissional de social media

Conheça abaixo de alguma das principais ferramentas para analise de resultados e criação de conteúdo desse profissional.

Instagram

Hoje é a principal ferramenta de comunicação usada no Brasil, hoje é voltada geralmente para a venda de lifestyle, imagem e vídeo feitos com qualidade.

Maioria dos sociais media, trabalham dentro dessa plataforma, onde postam seus conteúdos diariamente, para informação dos seus clientes, e também para a captação e entretenimento diário.

Através do Instagram é possível captar clientes, editar pequenos vídeos como os Reels, editar fotos, ter acesso a famosos e paginas de informação e de fofoca. 

Na ferramenta é capaz de ver os posts que o publico mais se interessam diariamente.

Youtube

Através do Youtube hoje é possível um social media viver fazendo capas para vídeos, sim. Existe um mercado de trabalho até para isso.

Vários criadores de conteúdo contam com esses profissionais das mídias sociais para fazerem roteiros, editar imagens, fazer o monitoramento, ter um relacionamento e comunicação com quem assiste os vídeos.

É necessário entender como funciona o algoritmo do Youtube para aumentar o engajamento e se adaptar as mudanças que sempre acontecem.

Levando sempre um tráfego de pessoas de qualidade.

TikTok

Através do TikTok hoje é possível trabalhar apenas na criação e edição de vídeos curtos. 

Levando seguidores e criando paginas milionárias, através principalmente de trabalho constante de vídeos de receitas e 10 dicas você pode usar. 

Até mesmo se arriscar com algumas danças.

É claro, vai da vontade de quem está gerindo a conta e a liberdade que ela tem ali.

O TikTok se tornou uma ótima opção para quem deseja começar uma nova carreira como profissional de social media.

Facebook

Apesar do número de pessoas utilizando o Facebook ter diminuído nos últimos anos, ainda há uma grande parte de pessoas que são impactadas pelo o conteúdo da plataforma.

 

Hoje através dos anúncios o Facebook, domina boa parte da mídia paga. 

Há várias ferramentas que são usadas, incluindo o Messenger para falar com os clientes, lives que são feitas para passar conteúdo.

LinkedIn

O LinkedIn é como o Tinder profissional. Onde as grandes empresas buscam pessoas e compartilham seus valores e metas.

É preciso muito cuidado com os posts dentro da plataforma. Há um monitoramento por parte dos seus correntes e da empresa pelo o qual você esta prestando serviço.

É necessário entender para qual público está sendo comunicado, e que ali é um lugar de conteúdo voltado para carreira. 

Ou seja, a leitura também de tudo que está na plataforma é de algo mais formal.

Twitter

Através de posts de 240 caracteres, sua empresa ou pagina pode se comunicar com o leitor instantaneamente de uma maneira rápida.

Sim, leitura através do Twitter de informações se torna bastante dinâmica.

As atividades e planejamento de publicações devem ser diferentes, compartilhadas de uma maneira mais rápida possível e clara. 

Como se tivéssemos na formula 1 das informações, aonde temos poucas palavras para comunicar em uma única mensagem.

Hoje é uma das redes mais usadas por jovens. Porque os comentários são onde o pessoal tem a interação e faz a discussão do que foi postado.

WordPress

O WordPress é o maior sistema de sites do mundo, e através dele muitos social media exercem sua função, com posts de artigos e atualização constante de informações aos leitores

A Leitura diária de blogs, é grande parte de tráfego orgânico por parte do google. Trazendo relevância e autoridade dentro da internet.

Canva

Através do Canva, o social media consegue criar imagens para a sua profissão com sua facilidade. 

Com poucos ajustes, o profissional tem vários templates, e ferramentas para edição, criação de conteúdo para o seu público.

Não há interação com o público nessa ferramenta, mas com o tempo, essa habilidade de criar imagens para as campanhas de marketing será natural. 

Há opção pro que é paga e tem recursos ilimitados, porém também há opção grátis que é tem quase todos os recursos.

O Canva está disponível tanto computador, smartphone e tablet. Hoje é o mais usado para social media brasileiros.

Adobe Creative Cloud

Nas ferramentas do Adobe, você consegue ter disponível em todas as plataformas. 

São o pacote de aplicativos mais completo para quem trabalha na internet. Ele é pago através de uma assinatura mensal.

É preciso conhecimento prévio para entender as funções de todos. 

Os aplicativos mais conhecidos do pacote são o Adobe Photoshop 2022, Adobe XD, Adobe Premiere PRO e Adobe InDesign.

Essa é o pacote de apps mais completo de edição tanto de imagens e vídeo.

A rotina de um social media

Através do marketing digital o social media ganhou a liberdade que sonhava. 

Hoje é possível ter sua própria rotina, e trabalhar de onde quiser e quanto quiser.

É preciso ter uma rotina que seja de acordo com esse trabalho, é necessário sempre bastante pontualidade para entregar seus posts, artigos ou imagens.

Se você é um freelancer tudo bem, agora se você como tem trabalho, deve pensar em uma rotina de estudos e analise, de produção de ideias, de implementação do que você aprendeu ou pensou, e no final compartilhar o conteúdo.

Geralmente, as postagens podem ser agendadas, e você pode fazer seus própria rotina. Depende do seu trabalho logico, se for em uma grande empresa, deve cumprir o horário da CLT.

Quais habilidades são necessárias em um social media?

A profissão social media é algo simples para começar, mas conforme você ganha experiencia enxerga a necessidade de aprimorar o que já faz.

Para ser um profissional e analista social media é necessário planejamento, estudo, trabalho e pontualidade.

Quanto mais você aprimora o que já faz, para algo mais profissional, refina, você ganha mais valor, e ao estudar, criar e explorar novas áreas você ganha mais experiencia no mercado.

Afinal, não é em qualquer lugar que se está achando um social media que realmente faz acontecer. Se você dedicar pode comer um pedaço da fatia desse enorme mercado.

Afinal, como se tornar um social media?

Se você está realmente determinado a se tornar um social media, só há duas maneiras. 

Uma a mais rápida que pode te levar a resultados mais rápidos e precisos mas você terá de gastar um combustível a mais.

Ou a mais devagar, aonde você não gasta combustível, consegue chegar da mesma maneira, porém leva muito mais tempo.

Vamos lá. A maneira mais rápida para se tonar um social media hoje, é através de cursos, aonde você vai absorver a experiência de quem já está no mercado a mais tempo, e todas os atalhos para conseguir entrar o que quer.

Imagina que você estivesse pagando por 4 anos de aprendizado de outra pessoa.

Porém também existe a maneira mais devagar, afinal podemos chegar lá de qualquer maneira. 

Através de conteúdos com esse, no Youtube, em blogs ou até mesmo em outras mídias sociais. Você consegue absorver as funções e o dia a dia, de como é ser um profissional da área. E aprender através dos conteúdos gratuitos na internet.

Você deve aprender principalmente, os princípios de design, sobre as tendencias do futuro, um pouco sobre escrita para postagens simples ou postagem em blogs e sobre o algoritmo da plataforma que você ira publicar conteúdo.

Consolidando sua carreira em mídias sociais

Para consolidar na sua profissão de social media você precisa começar sendo conhecido na sua região ou na sua rede social para depois expandir para captação de outros clientes.

Foque em entregar um bom serviço, que automaticamente os melhores clientes que são os feitos boca a boca virão, não importa se for online ou offline. 

Ao entregar e ter todas as competências automaticamente fica fácil de recomendar seu serviço.

Assim novos usuários irão te seguir nas redes sociais e possivelmente virar seus cliente no futuro.

É preciso tempo para se consolidar na carreira, você pode buscar uma visão mais corporativa buscando segurança, porém, ao atender mais clientes abre um leque de oferecer mais produtos aos usuários.

Para ter mais segurança para conquistar mais clientes é necessário ter conteúdo e suficiente para encantar o cliente na hora de mostrar como você entrega o que aprendeu. Traga seguidores e mais clientes para o seu cliente, sem precisar gastar muita grana com anúncios.

Como está sendo o seu processo de se tornar um social media? Qual mídia social vocês utilizam? Como você social media faz seus posts?

Compartilhe para aquele seu amigo que quer ser social media.

 

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